Categorias
Fotografia Vídeo

Você sabe o que é Cinemagraph?

Você pode não ter ouvido falar em cinemagraph, mas com certeza já esbarrou com algum por aí. Esse estilo de arte visual tem se tornado cada vez mais presente até mesmo na publicidade offline. Mas afinal, o que são Cinemagraphs?

Cinemagraph de lareira RED produção audioviosual
Cinemagraph por RED Produção Audiovisual

Siga nossas redes sociais

Precisa de ajuda na produção de conteúdo para as suas redes sociais?

Fale com a RED!


O que são Cinemagraphs?

Antes de mais nada, a palavra Cinemagraph é a junção da palavra Cinema, que representa uma imagem em movimento com Photography (fotografia em inglês) que representa uma imagem estática.

Em síntese Cinemagraphs são fotos animadas.

Como assim?! Assim, são uma junção entre foto + vídeo que geram imagens estáticas com partes em movimento continuado (looping).

Cinemagraph e Gifs são a mesma coisa?

Não! Gifs são um formato de arquivo de imagem, como o jpg, png, tif, por exemplo.

Os Gifs foram inventados praticamente ao mesmo tempo que a internet, em 1987. No primeiro boom de sites, ainda nos jurássicos anos 90 enquanto os gifs animados invadiam todos os sites possíveis e impossíveis!

Era super hype ter um gif de qualquer coisa pulando, brilhando ou afins pelo seu site. Como a moda é cíclica, os benditos gifs voltaram com tudo e estão bombando de novo mas, agora nas timelines das redes sociais.

O GIF na verdade é um formato de arquivo de imagem. Um arquivo bem pequeno, com uma paleta limitada de cores – 8 bits, 256 no máximo.

Mas, como os GIFs são mais conhecidos e seu formato de arquivo ajuda a compartilhar pequenos vídeos de forma mais leve e é compatível com praticamente todo tipo de ferramento online, os Cinemagraphs também podem ser salvos em formato de gifs ao inbvés do mp4, que é um arquivo mais comum de ser utilizado em arquivos de vídeos.

cinemagraph de café por red produção audiovisual
Cinemagraph por RED Produção Audiovisual

Como surgiram os Cinemagraphs?

A técnica foi criada pelos fotógrafos americanos Kevin Burg e Jamie Beck em 2011 para ilustrar um editorial de moda e acabou virando tendência na criação de imagens para social media em diversos outros seguimentos e migrando hoje para além da internet, sendo utilizada em campanhas de publicidade on e offline.

A maior apoiadora e entusiasta desse estilo de imagem foi a modelo e apresentadora Tyra Banks. Que investiu financeiramente na empresa canadence que criou o primeiro app cinemagraph maker, Flixel. Além disso ela também ajudou a divulgar a nova tendência em seu reality “America’s Next Top Model” em diversas provas.

Os cinemagraphs estão revolucionando a estética na publicidade online, pois eles conseguem ter um peso de imagem bem pequeno, como uma foto e ao mesmo tempo, trazer maior brilho e vida para imagem, como em um vídeo.

Como fazer um Cinemagraph?

Para criar um Cinemagraph você pode aplicar algumas técnicas em conjunto. Primeiro você precisa pensar em alguma cena que você tenha tanto objetos estáticos, quanto objetos ou pessoas em movimento.

A forma mais simples e comum é iniciando com um vídeo. Você precisa gravar um vídeo desta cena. De preferência com a câmera parada em um tripé. Depois você escolherá um frame deste vídeo onde deixará a maior parte da cena estática. Fará um print deste frame, como se fosse uma foto do frame. E com um editor de vídeo você faz uma máscara nos elementos que você quer que estejam em movimento. Muito importante aqui é achar um movimento sutil onde você consiga dar a ideia de looping contínuo.

Outra forma de fazer um cinemagraph é através de um stop motion. Que é a animação de fotos. Você pode criar um stop motion para animar algum objeto na cena e fazer ele se movimentar. Enquanto a outra parte da cena permanece estática.

Ou mesmo você pode criar uma animação digital em cima de uma foto já feita. Como por exemplo este cartaz do filme Looper. Onde a arte foi criada a partir das fotos dos personagens e foram acrescentados 2 elementos 3d em movimento.

official

Cinemagraphs em números

Anuncios cinemagraphs engajam entre 85% e 110% a mais que imagens estáticas.

fonte: Microsoft

Nas redes sociais, já foi comprovado pela Microsoft que os anuncios cinemagraphs engajam entre 85% e 110% a mais que imagens estáticas. E a redução de 45% no custo por cliques em comparação com as imagens estáticas.

Em relatório produzido pela experian, a empresa relatou o crescimento de cerca de 72% nas respostas dos e-mail marketings contendo cinemagraphs ou gifs.

Os cinemagraphs já provaram que tem grande aceitação pelo público, devido a seu apelo artístico incrível e sua facilidade de adequação aos veículos on e offline. Por isso diversas grandes marcas já incluíram esse estilo em suas campanhas.

cinemagraph davene bebe vida por red produção audiovisual
Cinemagraph por RED Produção Audiovisual

Que tal inovar e produzir cinemagraphs incríveis para sua marca? Envie uma mensagem pra gente com seus contatos que retornaremos com as melhores soluções para produzir conteúdos de imagem incríveis para sua empresa. #vemcomaRED

Quer saber mais sobre cinemagraph? Aperta o play!

Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber nossa newsletter!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.