Categorias
Fotografia

Fotografia é arte?

Fotografia é arte? Essa pergunta é feita desde a invenção da fotografia e até hoje reaperece de tempos em tempos nas rodas de conversas e de estudos. Mas, será que a fotografia pode ser considerada uma forma de arte?

Siga nossas redes sociais

Precisa de ajuda na produção de fotos da sua empresa?

Fale com a RED!

Como essa discussão começou?

Deguerre apresentou a fotografia em 1839 para a Academia Francesa de ciências e desde então uma pergunta surgiu: Fotografia é arte?

A nova tecnologia apresentada não foi tão bem recebida pela sociedade da época, principalmente pelos principais artistas do período. As principais obras deste período eram as pinturas desde retratos de personalidades e pessoas abastadas até obras sacras encomendadas pela igreja, por exemplo.

A discussão foi tão grande que até o Vaticano se reunião para decidir se a nova técnica era pecado ou não.

Fotografia é um ato mecânico?

Dentro das primeiras discussões sobre a pratica da fotografia versus as artes das pinturas, surgiu a Photographic Society of London, fundada em 1853, e foi lá que um dos defensores da fotografia afirmou que a fotografia era uma técnica literal demais para competir com as obras de arte porque era incapaz de elevar a imaginação.

Esta concepção de fotografia como ato mecânico não acabou, mas com a fotografia sendo exposta em inúmeras galerias de arte do mundo, vem diminuindo muito.

 A fotografia para eternizar pessoas

As primeiras fotografias precisavam de longas exposições por isso, captar fragmentos de movimentos era uma tarefa impossível. A primeira fotografia conhecida de uma pessoa foi tirada por Daguerre com Henry Fox Talbot em 1838 em Paris.

A foto dele com o engraxate que lustrava seus sapatos precisou de 10 min de exposição, o que significa que pedestres que passavam no entorno não seriam registrados na imagem.

As imagens captadas nas fotografias era tão fiel as características das pessoas retratadas que a sociedade então logo ficou eufórica para ter seus retratos registrados pela nova técnica.

A arte inspira a fotografia

Os pioneiros da fotografia de retratos logo perceberam que os retratos, bem como as pinturas, eram construídos artificialmente. Através do posicionamento da luz e da direção da pessoa retratada. 

Julia Margaret Cameron foi a primeira fotógrafa a fazer fotografias inspiradas diretamente na arte.

Ela produziu uma sériede fotografias inspiradas na arte sacra. Depois que Câmeron, muitos outros fotógrafos também se inspiraram em obras de arte para construir suas fotografias.

Resting in Hope; La Madonna Riposata, 1864 Júlia Margaret cameron - Fotografia é arte?
Foto de Júlia Margaret Cameron Resting in Hope; La Madonna Riposata, 1864

A arte inspira a fotografia, mas a fotografia inspira a arte?

Quando a fotografia deu o seu primeiro salto de popularização, no final de 1872, foi justamente quando os impressionistas começavam a trabalhar ao ar livre. Ao passo que os artistas impressionistas utilizaram a nova técnica como inspiração para aperfeiçoar sua arte.

Se inspiram na fotografia nas características como ângulos, luz e sombra, contrastes, granulação.

“Degas recorre sem preconceitos ao auxílio da fotografia, que revela aspectos ou momentos do verdadeiro que escapam à vista; como a fotografia, a pintura deve ver e tornar visíveis coisas que o olho não vê e, principalmente, fornecer uma imagem instantânea onde a vista e a mente ainda não conseguiram separar a coisa que se move do espaço onde se move.”

(ARGAN, 2004, p. 106)

A pintura “After the bath” de Degas, 1896 e a fotografia feita por ele que serviu de inspiração para o quadro.

As novas possibilidades com a fotografia digital

Com a evolução da tecnologia fotográfica, novas ferramentas foram sendo disponibilizadas para uso dos fotógrafos e com a criatividade de cada possibilitando criar trabalhos cada vez mais complexos.

A fotografia digital e os softwares de edição, permitem que a criatividade seja ainda mais explorada.

A cada ano novas ferramentas são criadas e ou aprimoradas permitindo ainda mais intervenções nas fotografias. E surgiram por exemplo as junções entre diversas artes, como nas colagens, por exemplo onde os artistas unem a fotografia digital com diversas outras técnicas de arte.

Para nós a fotografia é uma forma incrível de arte. E que está em constante transformação, acompanhando a evolução humana e das sociedades e nos permitindo tanto registrar momentos históricos e pessoais, como também expressar nosso sentimento e criatividade.

Amor pela fotografia e amor por contar boas histórias é o que nos move!

Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber nossa newsletter!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.