Você já deve ter reparado naquela grade que aparece ao acessarmos a câmera do celular ou na tela da nossa câmera fotográfica. Mas, o que é a regra dos terços e o que ela tem a ver com aquela grade na tela da sua câmera ou celular? É sobre isso que vamos conversar hoje.

O que é a Regra dos Terços?
A regra dos terços é uma das regras básicas de composição fotográfica.
Pra quem está inciando na fotografia, ou está apenas querendo entender um pouco mais sobre o assunto e melhorar suas fotos, composição fotográfica é basicamente a organização dos elementos dentro da sua foto. E a regra dos terços é uma guia pra te ajudar a organizar os elementos de uma forma harmônica e equilibrada.
Mas, pra que ela serve?
Essa regra é usada tanto na fotografia quanto em obras de arte, arquitetura, filmes, design.
Ela consiste em dividir sua imagem em 3 partes horizontais iguais e 3 partes verticais tambem iguais, formando 9 quadrantes proporcionais e 4 pontos de intercecção.
Você já deve ter visto essa grade na tela da sua câmera ou na camera do seu celular. Se não viu, ative essa função para começar a treinar.
Tá, mas o que eu faço com isso?
Os 4 pontos de intercecção são as regiões da imagem que mais chamam a atenção dos olhos humanos, sendo assim, é neles que você vai posicionar o seu elemento principal.
Usamos tanto os pontos quanto as linhas para posicionar os elementos que queremos dar destaque (não é à toa que elas são chamadas “linhas de interesse”). Quando fotografamos pessoas, costuma-se posicionar os olhos na a linha horizontal superior.
A regra dos terços pode ser usada de diversas maneiras para melhorar suas fotos. Você pode dividir a sua imagem em 3 faixas horizontais ou 3 faixas verticais e distribuir os elementos na proporção de 2 para 1.
Exemplos práticos de como usar a Regra dos Terços
Podemos dividir nossa foto horizontalmente em 3 partes, deixando um elemento no terço de baixo e o outro nos 2 terços de cima.



Nesta imagem podemos ver claramente esta divisão, onde temos a água ocupando o terço inferior e o céu ocupando os 2 terços superiores.



Já nesta outra vemos o inverso, o céu ocupando o terço superior e a agua e a areia ocupando os terços inferiores.
Reparou que nas duas fotos temos a linha do horizonte alinhada com uma das linhas horizontais? Então, esse pode ser o ponto inicial ao pensar a composição da sua foto.
Podemos, também, fazer a divisão vertical em 3 partes, usando o mesmo raciocínio.



Aqui temos nosso elemento principal ocupando o terço direito da imagem e nos outros 2 terços temos elementos complementares e um espaço de respiro na imagem.



Nesta outra imagem, temos o oposto.
Reparou que nas duas imagens os modelos estão olhando para o espaço livre da foto? Essa é uma outra dica interessante para a sua composição.
Do contrário, pode passar uma sensação claustrofóbica (mas se for intencional, tudo bem. A foto é sua, você faz o que quiser).
A regra dos terços não se limita a fazer apenas uma ou outra dessas divisões que falamos. Muito pelo contrário. Quanto mais combinamos essas divisões mas interessantes vão ficando nossas fotos.



Aqui podemos ver claramente essa organização na regra dos terços. Temos a pessoa ocupando o terço direito e os outros 2 terços livres. Ao mesmo tempo temos as montanhas ocupando o terço inferior e o céu ocupando os 2 terços superiores.
Mas, a Regra dos Terços é uma lei única?
E se eu fotografar a pessoa no centro da foto, tá errado?
Não existe “certo e errado” em fotografia, e na regra dos terços também cabe foto centralizada, respeitando as devidas proporções.
Como podemos ver, a regra dos terços, apesar de básica, é uma ferramenta poderosa pra você começar a entender sobre composição fotográfica e fazer fotos mais interessantes.
Lembre-se sempre que não é uma regra fixa nem é a única regra. Encare-a como um guia e explore todas as possibilidades.
Boas fotos!
Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber nossa newsletter!
Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber nossa newsletter!
Você precisa fazer log in para comentar.