Categorias
Fotografia

RAW ou JPEG qual é o melhor?

Quando falamos em fotografia, os dois arquivos principais são o Raw e o JPG. Mas, uma grande dúvida dois fotógrafos amadores e iniciantes é: Raw ou JPEG, qual é o melhor? Leia este post até o final que eu te explico!

assista também ao nosso vídeo sobre Raw vs JPEG

Precisa de ajuda na produção de fotos da sua empresa?

Configurações

Você já deve ter visto no menu das câmeras semi profissionais e profissionais que é possivel escolher 2 formatos de arquivos, RAW e JPEG. Você pode escolher fotografar usando um ou outro formato ou os 2 ao mesmo tempo. As câmeras vêm de fábrica com JPEG como padrão.


Quem está começando na fotografia, certamente usa JPEG. E se usou RAW só de curiosidade, deve ter tido problemas pra abrir a imagem.

JPEG

Primeiramente, o JPEG ou JPG. Esse não é nenhuma novidade pra você, afinal é um arquivo de imagem padrão e provavelmente todas as fotos no seu computador ou no celular, se não todas, com certeza a maioria está em JPEG.

É o formato mais popular por ser suportado por praticamente qualquer dispositivo ou software (celular, computador, redes sociais), pois é um arquivo de imagem compactado que, mesmo com perdas, gera uma imagem com otima qualidade em um arquivo pequeno. Já sai pronto da sua câmera pra abrir no computador ou compartilhar com qualquer um.

RAW

Já o RAW é tipo um negativo digital, que tem todas as informações da imagem porém, não processadas. Daí o nome RAW, que traduzido pro portugues é CRU. Por isso ele é um arquivo bem maior e você vai precisar, necessariamente, de um software (Lightroom ou Photoshop) pra editar essa imagem antes de conseguir abrir em qualquer visualizador ou compartilhar. Existem outros programas, mas esses 2 são os mais comuns.

Qual o melhor Raw ou JPG?


Afinal, qual o melhor, RAW ou JPEG? Se você estiver fotografando apenas em RAW, você vai conseguir ver a sua foto processada no visor da câmera. Mas, é apenas um JPEG de preview que só vai existir dentro da câmera.

Ah, então o JPEG é melhor que o RAW!
Calma! Vamos ver as vantagens e desvantagens de cada um.

Vantagens do JPEG

  • A imagem sai da camera pronta pra usar. Não precisa editar.  
  • São arquivos pequenos. Por isso vão exigir menos espaço no seu cartão de memória, no seu computador e nos seus backups em nuvem.
  • Por serem pequenos, vc pode compartilhar facilmente e bem rápido. Boa parte das cameras atualmente possuem WIFI, o que te dá a possibilidade de transferir na hora pro celular e subir pras suas redes sociais.
  • É um formato universal que qualquer pessoa vai poder abrir, imprimir, compartilhar, sem qualquer dificuldade.


Desvantagens do JPEG

A primeira vantagem já é a primeira desvantagem. Por sair pronto da câmera, todos os ajustes que você fizer, como balanço de branco, exposição, picturestyle, etc, vão ficar armazenados na imagem e não tem como voltar atrás. Até tem como ajustar, mas de forma muito limitada.
– Por ser comprimido, o arquivo vai ter menos dados da imagem, o que resulta em menos cores, menos contraste, menos alcance dinâmico (que é a quantidade de tons entre o ponto mais escuro e o mais claro da foto), menos nitidez.
– Pouca possibilidade de edição e recuperação de imagem. Por exemplo, se você errou na exposição e a foto ficou muito clara ou muito escura, vc não vai ter dados suficientes pra poder recuperar esses detalhes na edição.


Vantagens do RAW


– Como é um arquivo sem processamento ou compressão, ele tem todos os dados captados pelo sensor da câmera. Isso te dá uma gama de cores muito maior que o JPEG e uma faixa dinâmica bem maior tambem.
– O RAW possibilita recuperar fotos muito claras ou muito escuras. Obviamente tem um limite.
– A maior parte dos ajustes que você fizer na câmera são ignorados no RAW. Por exemplo, se você errou exageradamente o balanço de branco, não faz diferença. Se você fotografou em preto e branco, não faz diferença, as cores estão todas registradas no RAW. A exposição não é ignorada, mas tem uma margem enorme pra ajuste.


Desvantagens do RAW

  • Arquivos maiores. Um arquivo RAW pode ser 4 vezes maior que um JPG. Então já tenha em mente que vai precisar de mais espaço no cartão de memória e no computador.
  • Você vai, necessariamente, ter que editar essa imagem antes de poder usar, enviar pro cliente ou compartilhar nas redes sociais.
  • Pra essa edição vc precisa de programas específicos. Não é qualquer programa que suporta RAW. Como já disse antes, os mais populares são os da Adobe, o Lightroom e o Photoshop.
  • Por precisar de edição e conversão pra um arquivo como JPEG, TIFF, PNG, etc, isso adiciona um tempo a mais no seu fluxo de trabalho.


Vou mostrar rapidamente, na prática, essas diferenças.

Conforme visto nas imagens acima, quando utilizamos o RAW conseguimos editar mais nuanças de exposição e cores que em um arquivo em JPG.

Então, o que usar, RAW ou JPEG?


Então, qual melhor RAW ou JPEG? Pra variar, depende.
Na RED só fotografamos em RAW e costumamos dizer “fotografe em RAW sempre que possivel”. Porque precisamos ter o máximo que a a câmera pode oferecer, garantindo uma imagem de alta qualidade, com todas as cores e com flexibilidade tanto pra edição quanto pra correção das imagens.

Quem trabalha com eventos e precisa subir as fotos para as redes sociais ainda durante o evento, por exemplo, o RAW não é uma boa opção. Com o JPEG a imagem já está pronta, é só pegar do cartão de memória direto pro computador e mandar pra onde precisar. Assim como quando a câmera tem wifi, já transfere direto dela e tá resolvido.


Uma outra ocasião onde o JPEG pode ser melhor que o RAW é em fotografia de esportes, quando é preciso fazer disparos contínuos.  Como o RAW é muito maior que o JPEG, a câmera suporta menos disparos contínuos de uma vez e isso pode fazer toda a diferença pra conseguir aquela foto perfeita do momento perfeito.

Se você fotografa por hobbie ou suas fotos não necessitam da maior qualidade possivel, o JPEG resolve o seu problema. Mas se você pretende se profissionalizar ou obter fotos com maior qualidade, começe a praticar usando o RAW.

Quer saber mais sobre produção audiovisual? Acesse nossas redes sociais!

Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber nossa newsletter!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.