Categorias
Audiovisual

Audiovisual e cinema são a mesma coisa?

Contar histórias com imagens tem sido uma tarefa bem antiga para nós humanos, pré histórica, por sinal. Mas, o audiovisual vem evoluindo ao passo da sociedade e tem nos permitido contar histórias com cada vez mais recursos. É muito comum quando falamos sobre audiovisual, lembrramos imediatamente de cinema. Mas, será que audiovisual e cinema são a mesma coisa?

Como tudo começou

A contação de histórias através de imagens projetadas teve início no século XVII  através da lanterna mágica. Onde o contador de história utilizava uma caixa com dois furos para a entrada e saída da luz, e através de imagens pintadas a mão em vidro as projetava nas paredes.

Foi a partir das descobertas tecnológicas que permitiu o surgimento da fotografia que começou a longa caminhada do audiovisual.

Foi a partir da evolução das câmeras obscuras que permitiu a criação das câmeras para gravar vídeos e áudios.

O CINEMA

Ah, o cinema! Quem não tem a memória afetiva de um belo filme que assistiu no cinema?! O cinema tem feito parte da nossas vidas desde 1895 quando os irmãos Lumiere projetaram pela primeira vez um filme em um café de Paris. E desde então não conseguimos mais viver sem ele. Mas, o cinema é apenas uma das vertentes do audiovisual.

audiovisual e cinema são a mesma coisa? fotografia dos irmãos lumiere reprodução da internet
reprodução da internet

Mas, o que afinal é audiovisual?

O significado de audiovisual no dicionário é: Diz-se do que se refere, a um tempo, à audição e à visão.

dicionário da lingua portuguesa

Portanto, qualquer obra que contenha em conjunto a imagem e o áudio é uma obra audiovisual.

Dentro das áreas que englobam o audiovisual existem o cinema, a fotografia, a filmagem em geral, rádio, tv e publicidade. E hoje em dia, é claro a internet! O youtube e o instagram, por exemplo, são redes sociais criadas para o compartilhamento de conteúdo audiovisual.

Por que o audiovisual faz tanto sucesso?

Nós já falamos muito por aqui que uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo?!

Mas, a verdade é justamente essa! Nossa comunicação sempre foi muito visual. Mas com a internet esse consumo de comunicação audiovisual de multiplicou! É foto, é vídeo, é meme, é dancinha, é podcast, e a cada dia uma nova tendência de conteúdo audiovisual surge.

Isso sem nem entrar no mérito dos filmes e séries e os diversos canais de streamings que tem surgido a cada ano com ainda mais novidades.

O audiovisual em números

O audiovisual é uma indústria que movimenta a economia mundial. De acordo com a Unctad, em termos mundiais, a dimensão do mercado global de bens criativos expandiu-se substancialmente, duplicando de tamanho, de US$ 208 bilhões, em 2002, para US$ 509 bilhões em 2015.

Somente no Brasil o audiovisual movimenta mais de 20 bilhões de reais e gera mais de 300 mil empregos diretos e indiretos. E além de movimentar a área cultural, com os cinemas e streamings, também estimula o crescimento de diversos outros seguimentos de mercado com os conteúdos voltados ao marketing e publicidade, por exemplo.

Então, deu para entender a dimensão da potência que o audiovisual tem, além do cinema?! E os próximos anos prometem ter ainda mais novidades com as novas tecnologias sendo implementadas ao audiovisual como a realidade aumentada e os deepfakes sendo usados como recurso de dublagem, por exemplo. Mas, isso é somente a pontinha do que podemos esperar para o futuro do audiovisual. Estamos sempre atentos e em constante transformação! Sem jamais deixar de amar os clássicos e revisitar a história.

Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber nossa newsletter!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber nossa newsletter!

BAIXE O NOSSO E-BOOK

IDÉIAS DE CONTEÚDO PARA O ANO INTEIRO!

%d blogueiros gostam disto: