Categorias
Sem categoria

o que é distância focal?

Já ouviu falar de distância focal, mas não sabe o que é? Ou mesmo nunca ouviu falar e quer entender do que se trata? Neste post você irá entender o que é distância focal e qual a sua importância.

Assista também nosso vídeo sobre distância focal

O que é distância focal?

Por exemplo, temos uma lente 20mm e uma lente 100mm. Ta, mas o que isso tem a ver com distância focal? Porque a distância focal dessa lente é 20mm e a dessa é 100mm. E é assim que nós chamamos as lentes, pela sua distância focal.

E a distancia focal nada mais é do que o “ângulo de visão” de cada lente.
Existem 2 tipos de lentes: as fixas e as zoom. As fixas têm uma única distÂncia focal, como é o caso dessas 2. Já as zoom têm a distância focal variável, como é o caso dessa, que vai de 24mm até 105mm, por exemplo.

o que é distância focal
arte RED Produção audiovisual

Distância focal é determinada dessa forma:  Existe um ponto dentro de toda lente onde os raios luminosos se convergem e a distância focal é exatamente a distância entre esse ponto e o sensor da câmera.

E quanto à distância focal, as lentes são divididas em 3 categorias básicas, as grande angulares, as “normais” e as telefoto.
As grande angulares vão até 35mm ; as normais (que são chamadas assim por terem um campo de visão similar ao olho humano) vão de 35mm a 70mm; e as telefoto que são a partir de 70mm. E o que acontece na prática?

Qual a importância?

o que é distância focal? tipos de lente
arte RED Produção Audiovisual

De uma forma bem simples e resumida, quanto menor a distância focal, maior é o campo de visão na sua imagem, quando maior a distância focal, menor o campo de visão. (entra captura de tela)

Mas, tem outros aspectos importantes:

  1. Quanto menor a distância focal, menos desfoque. Quando maior, mais desfoque.
  2. As grande angulares apresentam mais distorção na imagem. Já reparou algumas fotos que a parede fica abaolada? Então! Esse é um exemplo de distorção de lente grande angular.
  3. Cada distância focal dá uma perspectiva diferente para a imagem.

Como escolher a melhor?

E então como escolher a distância focal ou a lente? Isso depende do tipo de foto que você quer fazer.  Normalmente se usa grande angular pra fazer fotos de paisagem, que dá pra mostrar muita coisa. Mas tambem são usadas para fotografar ambientes pequenos, devido ao seu ângulo de cobertura mais aberto.
Para retratos costuma-se usar 50mm e 85mm, mas 100mm tambem vai bem pra esse tipo de foto.
As tele foto ou tele objetivas são mais usadas pra fazer fotos à longa distância, como esportes, pássaros ou qualquer coisa que esteja longe e precise ser visto com detalhes.
Ou seja, experimente diferentes distâncias focais para entender as características de cada uma e saber qual escolher para cada situação.

Gostou do post? Acesse também nosso canal que tem ainda mais conteúdos sobre produção audiovisual. E se você está precisando de ajuda na produção de conteúdo audiovisual da sua empresa, envie uma mensagem pra gente e vamos juntos!

BAIXE O NOSSO E-BOOK

IDÉIAS DE CONTEÚDO PARA O ANO INTEIRO!

%d blogueiros gostam disto: