Categorias
Marketing

O que é Omnichannel?

Hoje em dia muito se fala sobre Omnichannel, mas você sabe o que é Omnichannel? Qual a importância de utilizar esta estratégia? Bem como por que ela ficou tão popular nos últimos tempos? É sobre isso que faleremos neste post. Boa leitura!

Se preferir, assista nosso vídeo sobre Omnichannel

Um pouco de história

No passado a única forma de se vender produtos ou serviços era pessoalmente. Então os comerciantes começaram a montar suas vendas, onde ofertavam uma infinidade de produtos e os trocavam por produtos que necessitavam. Depois surgiram as moedas de troca, como ouro, a prata e o bronze, por exemplo.

Após muitos anos, as moedas físicas evoluíram e se tornaram semi virtuais com as operações bancárias, os cartões de créditos e cheques. Logo depois, com a evolução da tecnologia, também na comunicação, surgiram as tele vendas, operadas por telefones e programas de TV.

O surgimento de um novo mundo

Com a popularização dos computadores de uso pessoal e da internet na década de 90, surgia um novo canal e uma infinidade de oportunidades. Então, em 1995 foram fundadas as hoje gigantes, Amazon e Ebay.

Conforme o uso da internet cada vez mais intenso e o mundo cada vez mais globalizado, os e-commerces foram ganhando mais espaço no dia a dia dos consumidores.

De acordo com estudo da Ebit/NIelsen, O Brasil é o país com maior faturamento no e-commerce entre as nações da América Latina. Ainda, segundo o estudo,  36% da população brasileira é Digital Buyer. O faturamento com os e-commerces saíram de 22,5Bi em 2012 para 61,2 Bi em 2019.

Fonte: E-commerce Brasil

Será o fim das lojas físicas?

Muito se falou sobre a “morte”das lojas físicas, especialmente no varejo de produtos, diante desse crescimento estrondoso do comércio eletrônico no Brasil e no mundo. Mas, a realidade, foi um pouco diferente!

Enfim, Diante desse mercado em alto crescimento e o surgimento de multiplos canais e multiplos dispositivos, as empresas começaram a integrar todos os seus canais de vendas: online e offline, para atender cada vez melhor o seu público. E dessa forma se viu o real potencial do Omnichannel ou multicanais.

A diferença entre multicanais e Omnichannel:

Multichannel = A utilização de mais de um canal de venda ou atendimento.

Omnichannel = A utilização integrada de todos os canais

Mas afinal, o que é omnichannel?

Essa integração dos multicanais foi acontecendo tanto para as vendas, quanto para os atendimentos e até mesmo para as campanhas de marketing e publicidade. Segundo pesquisa, mais de 90% dos Brasileiros pesquisam na web antes de comprar um produto ou serviço., seja em lojas fisicas ou lojas virtuais. 

O marketing Ominichannel tem alcançado muito mais resultados que ações pontuais. As empresas que adotam estratégias de Omnichannel, atingem taxas de retenção de clientes 91% maiores ano a ano em comparação com as empresas que não aplicam essa estratégia, por exemplo.

Integrar a linguagem visual nos diversos canais que a empresa atua é super importante. Mas é preciso trabalhar com criatividade e fazer materiais específicos para cada canal e que possam conversar entre sí e sejam assertivos nas Redes Sociais, e-commerce, newsletters e pdv da loja física, por exemplo.

Como a RED pode acrecsentar na sua estratégia Omnichannel?

A RED produção possui diversas soluções para a criação de conteúdos de imagem para uso Omnichannel que vão ser a cereja do bolo na sua estratégia de marketing integrado. E te ajudarão alcançar o sucesso que sua empresa está buscando. Mande uma mensagem pra gente e vamos juntos!

Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber nossa newsletter!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.