Categorias
Conteúdo Marketing

MARKETING DE CONTEÚDO – O QUE É?

Você já deve ter ouvido falar em Marketing de Conteúdo mas, você sabe o que é exatamente Marketing de conteúdo e como ele começou a ser utilizado? É sobre isso que iremos falar neste post e por que você deve investir nesta estratégia que está fazendo tanto sucesso.

Siga nossas redes sociais

Precisa de ajuda na produção de conteúdo para as suas redes sociais?

Fale com a RED!

Quando tudo começou?

Você pensa que o marketing de conteúdo começou com o boom dos blogs e das redes sociais? Você está redondamente enganado! O marketing de conteúdo começou desde o século XIX.

Em 1895 a empresa de equipamentos industriais, máquinas e implementos agrícolas John Deere criou a revista “The Furrow”   – “A Journal for the American Farmer.” A Revista foi lançada com o intuito de ser uma publicação com informações úteis para os fazendeiros americanos. E com isso, é claro, ajuda-los a solucionar seus problemas, ampliar a autoridade da marca e aumentar as vendas de seus produtos.

E em 1900 a Michelin, fabricante de pneus, resolveu criar um guia para viajantes como uma forma

de estimular o uso dos automóveis e assim, consequentemente, o desgaste e a troca dos pneus e assim aumentar suas vendas. No guia o viajante poderia encontrar dica súteis de como trocar pneus, onde encher o tanque de gasolina, quais os melhores hotéis para se hospedar e quais os melhores restaurantes. Sim, estamos falando do simplesmente do guia mais importante para a gastronomia do mundo, o Guia Michelin!

Mas afinal, o que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing onde visa a conquista e fidelização do cliente através da entrega de conteúdo relevante. Ao invés da venda direta de produtos e serviços.

Mas, o que é conteúdo relevante?  Entende-se como conteúdo relevante toda a informação que pode auxiliar o cliente em alguma coisa. Por exemplo: Eu sou um vendedor de carnes. E uma das dores do meu cliente é saber cozinhar. Então, eu posso oferecer aos meus clientes receitas de como preparar o meu produto. Desta forma eu estou ajudando ao meu cliente a resolver um problema e não apenas vendendo meus produtos.

O Marketing de conteúdo é uma estratégia que auxilia as empresas a se posicionarem no mercado como autoridade em seu ramo e a conquistar clientes, bem como fidelizá-los, criando um relacionamento duradouro entre marcas e pessoas.

E o que é conteúdo?

O conteúdo de acordo com a estratégia de marketing de conteúdo são todas as ações e produtos criados a partir da estratégia de conteúdo. Nos exemplos citados acima, por exemplo, ambos os conteúdos gerados foram revistas. Mas, o conteúdo pode ser um livro, um e-book, um vídeo, uma fotografia, um podcast, um infográfico ou mesmo um texto no blog, como este que você está lendo.

Aliás, os blogs fazem parte da estratégia de conteúdo de muitas empresas, inclusive da nossa produtora.

E por que você deve investir em marketing de conteúdo?

Segundo o último relatório levantado pelo Hubspot em 2020, 70% dos profissionais de marketing já estão investindo ativamente em estratégias de conteúdo em suas empresas.

Ao utilizar a estratégia de marketing de conteúdo as empresas conseguem atingir seus objetivos de crescimento de forma mais rápida e mais barata, em comparação ao marketing tradicional. Além de conseguir medir os resultados de forma mais eficaz. Principalmente com as estratégias de conteúdos voltados para o meio digital.

As estratégias de conteúdo digital também auxiliam ativamente no tráfego para seu site ou e-commerce. Pois melhoram o seu rankeamento na busca do google.

Além é claro, de ao utilizar o marketing de conteúdo, a sua empresa aumenta a sua autoridade no mercado e também suas vendas.

Conteúdo Audiovisual

fotografia para ecommerce videos e gifs originais para internet red produção audiovisual
gif criado e produzido pela RED Produção Audiovisual

 A inclusão de conteúdo audiovisual em landing pages aumenta as taxas de conversão em até 80%, enquanto no e-mail marketing pode ampliar em até 300% as taxas de cliques.

Fonte: Orgânica Natural Marketing

Os conteúdos audiovisuais estão sendo consumidos cada vez mais pelos usuários das redes sociais. Ao exemplo disso, temos o Youtube, que já está consolidado como o segundo site mais acessado do mundo, perdendo apenas para o google.

E o que é conteúdo audiovisual? São fotos, vídeos e áudios. O conteúdo audiovisual é a melhor maneira de contar histórias. E por que não utilizar o audiovisual para contar a história da sua empresa e dos seus produtos?

As estratégias de conteúdos que utilizam conteúdo audiovisual são ainda mais bem sucedidas. Segundo dados da Wordstream, empresas que utilizam o vídeo marketing geram uma receita 49% maior do que aquelas que não utilizam.

Então, o que você está esperando para aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa?

A RED produção audiovisual é especialista na produção de conteúdo audiovisual para a internet. Vamos juntos!

Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber nossa newsletter!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.