Categorias
Audiovisual

O que é Stop Motion?

Você com certeza já assistiu diversos filmes e conteúdos por aí feitos com esta técnica. Mas, você sabe exatamente o que é stop motion e como ele é feito?

Precisa de ajuda na produção de vídeos?

Fale conosco!

O que é Stop Motion

Stop Motion é um estilo de animação feito a partir de uma sequência de quadros. Primeiramente, ontamos uma cena e em seguida a fotografamos. Em seguida, a partir desta primeira foto, fazemos pequenos movimentos no cenário ou no objeto principal e vamos fazendo uma sequência de fotos destes pequenos movimentos. Essa sequência junta, forma um filme.

Os movimentos do Stop Motion podem ser por quadros mais marcados ou até mesmo tão rápidos ao passo que estas mudanças se tornam imperceptíveis. Dependendo do projeto, são feitas 600 fotos, ou mais.

Clkaquete gif O que é audiovisual
Stop Motion em formato de gif que fizemos para nossos conteúdos

A ciência por trás da animação

Cada fotografia representa um quadro e, ao juntá-las em sequência, é possível criar vídeos com efeito de movimento.

Este fenômeno ocorre devido a uma ilusão de ótica, conhecida cientificamente como persistência da visão. Em suma, a imagem de um objeto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fração de segundos após sua percepção. Dessa maneira, quando assistimos a uma sequência de imagens de algum objeto projetadas a 12 quadros por segundo, por exemplo, temos esta percepção de movimento contínuo.

Como surgiu ?

O stop motion como o conhecemos começou com o ilusionista e mágico George Mélies que gravou um stop motion sem querer enquanto gravava um filme e passou a utilizar a técnica. Posteriormente, ele gravou o famoso filme Viagem à Lua, em 1902, que conta sobre humanos desembarcando no satélite.

Mas, desenhos em sequência com ideia de movimento foram encontrados em cavernas pré-históricas as primeiras seqüências de figuras desenhadas pelo homem de modo a produzirem a sensação de movimento.

Essa descoberta confirma a percepção de movimento, quando por exemplo folheamos rapidamente desenhos ou fotografias em seqüência. Foi só em 1826 que o médico e filólogo inglês Peter Mark Roget publicou um estudo sobre este assunto.

Filme produzido inteiramente em Stop Motion que fizemos para a Davene

CURIOSIDADE

Os filmes mais conhecidos produzidos em Stop Motion são: O Estranho Mundo de Jack (1993), de Henry Selick e roteiro de Tim Burton. A Fuga das Galinhas (2000) de Peter Lord e Nick Park , Wallace e Gromit (2005) de Steve Box e Nick Park, Coraline e o Mundo Secreto (2009) de Henry Selick.