Categorias
Sem categoria

Fotografia still, o que é?

O termo Still Life surgiu na fotografia publicitária para designar as fotografias de produtos que estampavam as propagandas. A palavra still quer dizer parado. Ou seja, em uma tradução livre, quer dizer fotografia de objetos parados (lembra dos quadros de natureza morta? Tipo isso). 

Com a evolução da tecnologia, o advento das câmeras digitais e da internet, surgiram diversas vertentes da Fotografia Still Life. A técnica ficou cada vez mais conhecida como fotografia de produtos e com os e-commerces se tornou imprescindível para a venda pelos sites.  

Um teste A/B realizado pela Optimizer apontou que somente apostando em imagens de qualidade aumentam a conversão de vendas em até 9%. 

Hoje, com o boom das redes sociais, onde as imagens ganharam as timelines, os stills ambientados ressurgiram com uma linguagem mais moderna e específica para a internet. 

A fotografia still pode ser: 

Still Ambientado – Onde o produto é fotografado juntamente com outros produtos ou outros objetos para compor a cena. Aqui temos as campanhas publicitarias, as fotos de gastronomia e stills fine arts (obras de arte utilizadas muitas vezes para decoração). 

Still produto – onde o produto é fotografado sozinho. Todo tipo de produto pode ser fotografado neste formato. Exemplo: Joias, peças industriais, tijolos, comida congelada, objetos de decoração, móveis, computadores, etc. 

Still arts – Seu inicio veio na publicidade e hoje vem sendo modificado para uma linguagem online. A RED é pioneira nos still Arts para campanhas online. 

E – STILL – Onde o produto é fotografado de modo a mostrar todos os detalhes do produto como tamanho, textura, cor etc para que o consumidor possa ter certeza na sua compra. 

Dentro do universo da fotografia, a fotografia still é uma das mais complexas. O fotógrafo precisa ter domínio da iluminação e dos equipamentos de estúdio e constante estudo de referências para o posicionamento e seleção dos melhores ângulos para valorizar os produtos fotografados. Além, é claro, da pós produção. Editar as fotos respeitando as cores originais dos produtos, limpeza/ recorte de fundo (no caso das fotos com fundo 100% branco ou transparente), controle de nitidez, fusão de imagens quando necessário, etc. 

A REDprodução é especializada em fotografia still com trabalhos publicados em revistas, jornais, e-commerces, impressos e em diversos seguimentos como jóias, móveis e decoração, eletrônicos, gastronomia, moda e peças idustriais. Está precisando clicar seus produtos com a qualidade e dedicação que eles merecem? Envie uma mensagem com seus contatos que retornaremos com as melhores soluções para a produção de fotos para seu e-commerce! #vemcomaRED