Categorias
Fotografia

Fotografia Publicitária

A propaganda de produtos e serviços faz parte da vida da sociedade desde o século XIX. E desde então essas propagandas não só ajudam a negócios crescerem. Mas também são o retrato de uma época. Afinal, retratam hábitos, tendências e costumes. Algumas propagandas, por exemplo, são tão icônicas que se tornaram parte de nossa memória afetiva. Que tal viajarmos um pouco no tempo? Rever algumas propagandas. Além disso conhecer um pouquinho da história da fotografia publicitária? Você sabe o que é fotografia publicitária? Como ela começou? Então, siga em frente que você vai saber um pouco mais sobre este assunto! Boa leitura!

fonte: site propagandas históricas \ reprodução

Como começou a fotografia publicitária?

Afinal, qual é a função da publicidade no campo da comunicação? Um meio de tornar conhecido um produto, um serviço bem como uma marca. Assim como despertar na massa consumidora o desejo pela coisa anunciada, ou criar prestígio ao anunciante.

A invenção da fotografia se deu em 1825 por Dagerre. Por outro lado, a sua utilização na divulgação de produtos, serviços e em rótulos começou timidamente no final do século XIX e se fortaleceu somente no passar do século XX.


Ao mesmo tempo no início do século XX, começam a chegar ao mercado equipamentos e materiais voltados à prática amadora da fotografia. Por exemplo as câmeras portáteis da Kodak. Que trabalhavam com filme em rolo. Assim como prometiam em sua campanha de divulgação, rapidez e facilidade de operação. Enfim agora fotografar se torna um simples apertar de botão.

fonte: site propagandas históricas \ reprodução

Dessa forma se desenvolveu a chamada fotografia instantânea. Eram imagens obtidas através de câmeras de fácil manuseio. Com a preocupação central de registrar o momento, principalmente da vida familiar. Sem se preocupar com as questões de composição, arranjo e nitidez. A imprensa passou a explorar os instantâneos não apenas na cobertura jornalística, mas também nos anúncios publicitários.

Da fotografia analógica para a fotografia digital


No final do século XX nasceu a fotografia digital. Assim também um marco para a fotografia. Como resultado o final de mais de um século do uso de filmes e revelação elaborada, para se obter uma imagem adequada. Enfim para um instantâneo, que realmente faz jus a seu nome.

A digitalização acelerou o processo acabando com a revelação das fotos (basta baixar o arquivo no computador), com o fim do tratamento das fotos em laboratórios físicos, assim otimizando os custos.

Com a fotografia digital surgiram logo em seguida, também os Softwares que oferecem ferramentas de Retouching. Eles contribuem para facilitar e baratear o custo de edição de imagens. Bem como a velocidade e quantidade de recursos. Aumentando a quantidade de fotos a serem tiradas e agilizando a entrega dos trabalhos.

fonte: site propagandas históricas \ reprodução

A fotografia publicitária no sécilo XXI

A Fotografia publicitária vai ganhando novas caras com o passar dos anos. As tendências visuais vão se moldando com os passos da sociedade. Assim como com as novas tecnologias e o desejo dos consumidores.

A REDprodução está pronta para novos desafios. Sempre ligada com as principais tendências do mercado. E queremos ser parceiros de sua agência nessa jornada.

Entre em contato. Nossos especialistas terão o maior prazer em te ajudar. Vamos juntos fazer diferente e fazer a diferença! #vemcomaRED

Quer continuar nesta viagem no tempo? Acesse nosso Album especial no pinterest. E também o Propagandas históricas. Um site incrível que trás curiosidades e muita história sobre as propagandas que marcaram época.

Gostou do conteúdo? Se inscreva para receber nossa newsletter!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.